A verdade sobre os tratamentos de queda de cabelo

Vamos conhecer um pouco sobre os três mais populares e verificar se você deve tentar ou não.

0 min read

É normal perder até 150 fios de cabelo por dia. Até os 60 anos, porém, cerca de 80% dos homens e 40% das mulheres notam um aumento na queda de cabelo. Por isso, tem aumentado exponencialmente o número de pessoas que buscam por soluções que resolvam esse problema. Mas o que diz a ciência sobre os tratamentos mais populares da internet? Vamos conhecer e entender um pouco sobre os três mais populares e verificar se você deve tentar ou não.

Entendendo o problema: Queda de cabelo

A causa da alopecia, como é conhecida a perda de pelos e cabelos pelos estudiosos, geralmente é genética: nos homens, os hormônios chamados andrógenos fazem com que os fios caiam muito cedo. Nas mulheres, a ação não é tão clara, embora os andrógenos possam desempenhar um papel para algumas.

A perda de 150 fios geralmente é considerada normal, mas outras causas devem aumentar a perda de cabelos e para isso devemos nos atentar. Problemas de tireoide, estresse, trauma, doenças autoimunes e deficiência de nutrientes são algumas outras causas da queda de cabelo.

Tratamentos populares

Conheça as dicas mais populares da internet e veja se vale a pena tentar.

MINOXIDIL TÓPICO

Este medicamento, quando aplicado no couro cabeludo diariamente, estimula os folículos capilares e empurra mais cabelo para a fase de crescimento.

Vale a pena tentar? Provavelmente.

Uma revisão de seis estudos em 2016 pela Cochrane Collaboration independente descobriu que duas vezes mais mulheres que usaram minoxidil tiveram pelo menos um crescimento moderado do cabelo em comparação com aquelas que usaram um placebo. E uma revisão publicada em 2017 no Journal of the American Academy of Dermatology (AAD) descobriu que os homens que usaram o tópico duas vezes ao dia tiveram um aumento médio de quase 15 fios de cabelo por centímetro quadrado (com 5 por cento de minoxidil) e oito fios de cabelo (com 2 por cento minoxidil).

SUPLEMENTOS

Muitos suplementos dietéticos são comercializados para o crescimento do cabelo, a maioria com altos níveis de Vitamina B Biotina.

Vale a pena tentar? Provavelmente não.

Uma revisão de estudos de 2017 encontrou poucas evidências de que a biotina compensa a queda de cabelo, exceto no raro caso de deficiência de biotina.

LASER DE BAIXO NÍVEL OU LUZ DE LED

A luz de LED para a cabeça estimula os folículos do couro cabeludo.

Vale a pena tentar? Provavelmente.

Segundo Dra. Elise A. Olsen, médica e diretora do Centro de Pesquisa e Tratamento de Distúrbios Capilares do Centro Médico da Universidade Duke, os lasers de baixo nível estimulam o crescimento do cabelo ao estimularem os folículos capilares e o couro cabeludo. Apesar de apresentar resultados mais lentos quando aplicado isoladamente comparado ao minoxidil, o laser de LED pode oferecer diversos benefícios anti-inflamatórios e bactericidas.

Avaliação personalizada

Antes de tentar qualquer receita caseira da internet ou seguir o tratamento de algum conhecido, é sempre importante consultar um terapeuta capilar reconhecido e qualificado para uma avaliação personalizada. Cada indivíduo possui características próprias que devem ser levadas em consideração ao indicar procedimentos e tratamentos para os melhores resultados.

 

Terapia Capilar na Beleza & Cia

A Beleza & Cia possui mais de 25 anos de mercado e conta com a Terapeuta Capilar Fátima Souza, estudiosa da área, que pode te ajudar com queda capilar, enfraquecimento dos fios e outros problemas capilares.

 

Artigo original disponível na Consumer Reports (em inglês).