10 super dicas para quem tem acne na adolescência

É comum ter o aumento da oleosidade na pele e obstrução dos poros durante a adolescência. Temos 10 dicas importantes para ajudar quem passa por essa fase e reduzir o risco de acne, manchas e cicatrizes.

0 min read

A adolescência é uma fase cheia de mudanças emocionais e físicas e, em grande parte, é devido a mudanças hormonais que acontecem nesse período. Acne e inflamações na pele são ocorrências comuns na adolescência e precisam de cuidados especiais como rotina de cuidados, limpeza de pele e alimentação saudável.

E nada de receitas caseiras, né?

É necessário buscar sua dermatologista e sua esteticista para os melhores resultados com programas e produtos dermatologicamente testados e cientificamente comprovados.

Cada pele é única e é preciso entender como está a sua para indicarmos tratamentos específicos e personalizados. Dito isso, ainda podemos dar algumas dicas para ajudar todos os adolescentes que estão passando por essa fase tão desafiadora.

DICA 01: Conheça a sua pele

Antes de comprar vários produtos e pesquisar vários tratamentos, é preciso entender qual o seu tipo de pele. E vai muito além de oleosa, seca ou mista. Sua pele pode se comportar de maneiras diferentes em climas diferentes, por exemplo. Além disso, existem fatores como textura, aparência de poros, hidratação, manchas, cicatrizes, entre outros.

Na Beleza & Cia, contamos com o Skin Diagnosis, tecnologia exclusiva da Skeyndor, para análise rápida e eficiente da saúde da sua pele.

Uma rotina de cuidados é essencial | Limpeza de Pele

DICA 02: Uma rotina de cuidados é essencial

Sabendo o seu tipo de pele, é preciso criar uma rotina específica de cuidados diários para manter a pele sempre bem hidratada e cuidados: sabonetes, tônicos, hidratantes e ácidos são apenas alguns exemplos.

DICA 03: Visite seu dermatologista e confie na ciência

Evite receitas caseiras ou produtos que foram indicados para pele dos seus amigos. É necessário seguir protocolos específicos para a sua pele e que sejam seguros para usar, dermatologicamente testados e cientificamente comprovados.

DICA 04: Faça limpeza de pele regularmente

A limpeza de pele com um esteticista ou fisioterapeuta é um dos complementos mais importantes à sua rotina de cuidados, podendo ser realizada com um intervalo minimo de 28 dias, especialmente para os adolescentes com problemas de acne e oleosidade.

A Beleza & Cia é um SPA completo com programas de estética facial para te ajudar a cuidar da saúde da sua pele. Agende sua avaliação e tire suas dúvidas com o nosso time de especialistas.

DICA 05: Nada de espremer de cravos!

Não esprema cravos em casa, sem um profissional qualificado. Sem os cuidados necessários, eles podem infeccionar, deixar manchas e cicatrizes.

DICA 06: Use SEMPRE Proteção solar

Sempre use protetor solar, mesmo em dias nublados. Passe uma quantidade próxima de uma colher de café, meia hora antes da exposição ao sol, reaplicando a cada 2~3 horas, após suar ou ter contato com água. Além de estart atento ao FPS, é necessário ter atenção também à presença do PPD, que é a proteção contra a luz vísivel.

Fique de olho na sua alimentação Beleza & Cia

DICA 07: Fique de olho na alimentação

O aumento do hormônio cortisol pela alta ingestão de carboidratos, leite e seus derivados aumentam a oleosidade da pele, piorando a acne. Além disso, o consumo exagerado desses mesmos alimentos provoca um excesso de Vitamina B12, que altera o metabolismo das bactérias da pele e agravam a aparência de acne.

DICA 08: Não durma com maquiagem

Dormir com maquiagem pode obstruir os poros e aumentar a oleosidade, portanto sua remoção antes de se deitar é uma das regras de ouro da pele saudável. Mas isso também se aplica a dermocosméticos como protetores solares com cor, por exemplo. Usa água micelar pode ajudar no processo. Suas roupas de cama também vão agradecer!

DICA 09: Cabelos coloridos que os adolescentes amam

Existe uma infinidade de colorações no mercado que podem ser nocivas para qualquer pessoa, especialmente os adolescentes, que podem causar desde irritação no couro cabeludo até quadros alérgicos e broncoespasmos. É preciso consultar um especialista ou terapeuta capilar para entender o seu fio e o couro cabeludo para realizar testes seguros de uso.

Agende sua consultoria com a Terapeuta Capilar Fátima Souza e saiba mais.

DICA 10: Depilação

Com a idade adulta se aproximando, é a época em que surgem os pelos com maior evidência nos adolescentes. Se for um incômodo, existem formas seguras de remoção, desde que seguidos os devidos cuidados.

Se usar lâmina de barbear, a dica é usar espumas de barbear específicas para o tipo de pele e que evitem irritações.

Se usar cera, usar produtos de qualidade e técnicas profissionais podem evitar o surgimento de foliculite (inflamações e pelos encravados). Apesar de ser uma técnica dolorosa para muitas pessoas, é o equilíbrio perfeito de custo e durabilidade.

Já a Depilação a Laser é a mais avançada tecnologia de remoção de pelos que, ao remover o pelo pela raiz, não provoca foliculite e tem os melhores resultados. É importante atentar à tecnologia usada já que nem todas atendem todos os tons de pele e tipo de pelo.

Depilação a Laser Beleza & Cia

Depilação a Laser na Beleza & Cia

O maior centro de Depilação a Laser do Piauí, a Beleza & Cia conta com duas tecnologias diferentes para atender todos os tons de pele: o Laser de Alexandrite e o Soprano XL Ice. São duas das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado que oferecem segurança, conforto e resultado para todos os nossos clientes. Agende sua avaliação com a gente pelo WhatsApp!

Gostou das nossas dicas?

Deixe o seu comentário aqui abaixo ou no nosso Instagram ou mande uma mensagem para a gente no WhatsApp. Vai ser um prazer falar com você!