13 mitos e verdades sobre Celulite

O terror de muitas mulheres é bastante popular, mas ainda é coberto de muitos mitos. Saiba quais!

0 min read

Problemas com celulite? Você não está sozinha: a condição estética afeta quase 90% das mulheres em algum momento de suas vidas, mesmo mulheres magras e em forma.

Tão comum quanto a celulite, também há muita desinformação por aí sobre o que é, o que a causa e como se livrar dela. Portanto, antes de gastar uma fortuna em produtos cosméticos, leia sobre a verdadeira história por trás da celulite.

 

01 | A celulite é causada por toxinas em seu corpo

Mito

A celulite ocorre quando os depósitos de gordura subjacentes começam a empurrar camadas de fibras de colágeno, ou tecido conjuntivo, sob a pele (geralmente nas nádegas e áreas das coxas, mas também nos braços, estômagos e outros pontos problemáticos comuns). O tecido conjuntivo pode ser enfraquecido por hormônios, falta de exercícios e tônus ​​muscular, excesso de gordura e má circulação, diz a dermatologista Cheryl Karcher, de Nova York. Mas a condição não é causada por "toxinas".

02 | Mulheres têm mais celulite do que homens

Fato

As mulheres tendem a carregar mais gordura ao redor dos quadris e coxas. Também temos menos tecido conjuntivo de suporte para mantê-lo no lugar. “Se você pensar em um andaime do lado de fora de um prédio que tem aquelas cruzes X, isso é mais ou menos o que as câmaras de gordura dos homens têm”, diz David McDaniel, MD, diretor do Instituto de Anti-Envelhecimento e professor assistente de dermatologia clínica em Escola de Medicina Oriental da Virgínia. Estima-se, porém, que cerca de 10% dos homens também sofram de celulite.

 

03 | A celulite piora com a idade

Fato

Os hormônios também parecem desempenhar um papel no aparecimento da celulite: conforme as mulheres envelhecem, seus corpos produzem menos estrogênio - um hormônio que ajuda a manter os vasos sanguíneos fluindo suavemente. Menos estrogênio pode significar má circulação, o que também pode significar uma diminuição na produção de novo colágeno e a quebra do tecido conjuntivo mais antigo.

 

04 | A celulite pode estar em seus genes

Fato

Se sua mãe e sua avó tinham celulite, você tem uma chance maior de desenvolvê-la também. Na verdade, há até um teste genético no mercado que pode dizer se você tem uma variante do gene que o coloca em maior risco de celulite moderada a grave - mas, considerando que a maioria das mulheres desenvolverá celulite durante a vida (e o fato de que você saberá quando o vir), não vale exatamente o seu alto preço. Se você não é um dos sortudos com parentes de pele lisa, anime-se: a genética é apenas uma pequena parte do quebra-cabeça da celulite. Fatores como dieta, exercícios e manutenção de um peso saudável também desempenham um papel.

05 | Celulite só acontece com pessoas fora de forma

Mito

O excesso de peso torna o aparecimento da celulite mais perceptível: quanto mais gordura você tem por baixo da pele, maior a probabilidade de estressar o tecido conjuntivo e evidenciar a celulite. Mas a celulite também acontece com mulheres de todas as formas e tamanhos, diz Shira Ein-Dor, proprietária do American Cellulite Reduction Center, em Nova York. “Eu até trato as modelos da Victoria’s Secret”, diz ela. “Elas são muito magras, se exercitam e comem bem, fazem tudo certo, mas ainda têm celulite.”

 

06 | O exercício pode reduzir o aparecimento de celulite

Fato

A prática regular de exercícios não pode curar a celulite, mas, em muitos casos, pode ajudar a prevenir ou reduzir sua aparência. A celulite ocorre quando as fibras conjuntivas sob a pele se tornam fracas ou perdem sua elasticidade, mas esticar e fortalecer essas áreas (além de queimar o excesso de gordura em geral) pode ajudar. “Firmar e tonificar esses músculos irá, por sua vez, enrijecer a pele, dando a ilusão de que a celulite é menos perceptível”, diz o Dr. McDaniel. Rotinas de ioga que visam o bumbum e as coxas podem ajudar, assim como movimentos de treinamento de força que constroem músculos e aumentam a circulação.

07 | Cremes para firmar a pele podem curar a celulite

Mito

Apesar do que você pode ler nos rótulos, nenhum creme tópico - com ou sem prescrição - demonstrou reduzir permanentemente a aparência da celulite. Estudos descobriram, no entanto, que produtos contendo retinóides (rotulados como retinol sem receita) podem fornecer alguns efeitos temporários, criando uma cobertura de pele mais espessa que pode ajudar a camuflar as marcas da celulite. Há evidências limitadas de que cremes ou esfoliantes com ingredientes estimulantes, como cafeína, gengibre e chá verde ou preto, também podem ajudar, melhorando a circulação e eliminando os estoques de células de gordura, mas são menos comprovados. “Acho que se esses cremes tópicos funcionarem - e acho que provavelmente fazem pouco ou nada - eles têm maior probabilidade de ajudar no emagrecimento e no contorno corporal, o que não é o mesmo que celulite”, diz o Dr. McDaniel.

 

08 | Preenchimentos de pele podem uniformizar as covinhas da pele

Fato

Preenchimentos dérmicos injetáveis, usados ​​principalmente para realçar as maçãs do rosto e remover rugas faciais, também se mostraram benéficos - pelo menos temporariamente - para regiões de pele infestadas de celulite. “É como colocar glacê em um bolo irregular para torná-lo mais bonito”, diz o Dr. Karcher. “Especialmente se alguém é muito magro e tem alguns pontos bem profundos, um preenchedor pode aumentar e nivelar muito bem.” Mas atenção: o procedimento tem um custo bem elevado e os resultados tendem a durar apenas por alguns meses.

 

09 | Certos alimentos podem ajudar a combater a celulite

Fato

Sua dieta por si só não pode determinar se você terá ou não celulite, mas comer uma dieta bem equilibrada e rica em plantas pode reduzir a inflamação em todo o seu corpo e ajudá-lo a manter um peso saudável, diz o Dr. McDaniel. Manter-se hidratado - tanto bebendo água quanto comendo muitos alimentos com alto teor de água - também manterá seu tecido conjuntivo forte e flexível e pode até ajudá-lo a emagrecer. Procure comer mais pepinos, rabanetes, tomates e pimentões, que (junto com muitas outras frutas e vegetais) contêm mais de 90% de água.

10 | Fumar pode afetar a aparência da celulite

Fato

A fumaça do cigarro reduz o fluxo dos vasos sanguíneos e enfraquece e interrompe a formação de colágeno, permitindo que o tecido conjuntivo se estique e se danifique com mais facilidade e que a gordura subjacente apareça. Além disso, fumar pode fazer você parecer mal (literalmente) de muitas outras maneiras: causa rugas prematuras e envelhecimento, deixa a pele seca e descolorida e pode contribuir para marcas de estiramento, para citar alguns.

11 | Procedimentos não invasivos para celulite realmente funcionam

Fato

Técnicas de laser, radiofrequência e massagem têm sido usadas há vários anos para reduzir o aparecimento da celulite - e embora seus resultados não sejam permanentes, são eficazes a curto prazo, diz o Dr. Karcher. Alguns equipamentos, como o Velashape II e o Cellutec, disponível na Beleza & Cia, requerem de 06 a 10 sessões para melhorar significativamente a aparência da celulite.

 

12 | Apenas um dermatologista deve realizar tratamentos para celulite

Mito

Um dermatologista é um bom ponto de partida, e muitos realizam tratamentos em suas clínicas. Mas a celulite não é uma condição médica, diz Ein-Dor, e um profissional médico não é obrigado a tratá-la. Os SPAs, como a Beleza & Cia, também podem realizar tratamentos para celulite, modelação corporal e outros procedimentos não invasivos a laser, com uma equipe altamente qualificada, ambiente seguro e tecnologia de ponta para realizar mais de 150 serviços em estética, relaxamento e bem-estar.

 

13 | Não há solução definitiva para a celulite

Fato (por enquanto)

Este não é exatamente verdadeiro ou falso, mas os cientistas parecem estar cada vez melhores na busca de soluções de longo prazo para o tratamento de problemas como a celulite. A Beleza & Cia é o maior SPA urbano do Piauí e está sempre buscando o que há de mais avançado no mercado para oferecer serviços de maior qualidade, com alta segurança e com os melhores resultados para os nossos clientes. 

Tratamentos para Celulite na Beleza & Cia

A Beleza & Cia oferece dezenas de serviços e procedimentos estéticos não invasivos para o tratamento de Celulite. Entre eles, o destaque é o VelaShape II, tecnologia ultramoderna que combina radiofrequência, infravermelho e mecanismo de sucção a vácuo para tratar celulite, reduzir gordura localizada e melhorar a modelagem corporal.

Consulte um dos nossos profissionais e conheça mais sobre essa incrível tecnologia!

 

Este artigo apareceu originalmente em Health.com (em inglês).